(51) 3715-5581

Status:

Notícias

Muitos motoristas não sabem, mas simples ações são consideradas infrações de trânsito se realizadas ao volante (ou ao guidão, no caso das motos) de um veículo. Afastar o olhar da via, virar-se para trás, comer, ler, fumar, namorar, se maquiar ou conduzir motocicletas com a viseira do capacete levantada são atos passíveis de multa e inserção de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), as ações citadas anteriormente se enquadram no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): dirigir sem atenção e os cuidados indispensáveis à segurança. O motorista flagrado cometendo qualquer uma das atitudes poderá ser autuado e receber três pontos na CNH, além de ter de pagar multa no valor de R$ 53,20 por infração leve.

Segundo o Detran.SP, no primeiro semestre deste ano foram registradas 8.860 multas deste tipo por meio de fiscalizações feitas pela Polícia Militar em todo o estado de São Paulo. Em 2014, foram 23.350 multas com base no artigo 169 do CTB.

“É preciso ter em mente que, no trânsito, basta um segundo de distração para se envolver em um acidente. Mesmo quando estiver com o veículo temporariamente parado, enquanto aguarda a abertura do semáforo, o motorista deve manter a atenção ao que ocorre à sua volta. Isso permite ao condutor agir corretamente em caso de uma situação inesperada que exija rápida reação”, destaca Arnaldo Luís Theodosio Pazetti, major da Polícia Militar de São Paulo que atua no Comando de Policiamento de Trânsito junto à Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP.

voltar
EditRegion4